Saiba como gerenciar sua carteira de oportunidades após ações de marketing

Você já parou para pensar na quantidade de clientes que sua empresa deixa de conquistar quando não possui um produto ou serviço específico e acaba se esquecendo do cliente?

Deixar de criar um relacionamento com o cliente pode ser uma das grandes falhas de empresários que acabam se esquecendo de um público que tem forte potencial para negociar.

Mas após realizar uma campanha de marketing e receber o público em sua empresa, como gerenciar a carteira de oportunidades e concretizar negociações? Veja os detalhes a seguir:

Falta de gerenciamento e perda de oportunidades

Um dos problemas enfrentados diariamente por empresários, está na perda de oportunidades de vendas por não adotarem a criação de relacionamentos com seus clientes e supostos clientes.

Para compreendermos melhor este cenário, basta observarmos o exemplo de uma imobiliária, onde ao realizar sua campanha de marketing, os clientes vão até a empresa com o interesse em comprar ou alugar imóveis.

Neste mesmo cenário observa-se que o cliente geralmente não fecha uma negociação em uma primeira visita, já que o mercado imobiliário é movido também por pesquisas de preços e qualidades de imóveis.

A imobiliária por sua vez, reconhece o interesse do cliente em negociar, porém, acaba se esquecendo de retornar contato e criar vínculos com este público de alto potencial. Como resultado, o cliente acaba encontrando um imóvel na concorrência que lhe deu maior atenção. Com isso surge o seguinte questionamento: Será que estou gerenciando minha carteira de oportunidades da maneira correta?

Gerenciando oportunidades

É fato que cada empresa possui suas culturas, estruturas organizacionais e atribuições de responsabilidades. De qualquer modo, para um melhor gerenciamento da carteira de oportunidades, cabe ao empresário identificar os membros-chave que deverão atuar nos seguintes pontos:

  • Desenvolver metas de vendas para seus corretores;
  • Garantir o atendimento da carteira de clientes com base na cobertura de uma área ou região para dificultar ações da concorrência;
  • Gerenciar o recebimento de propostas de negócios e acompanhar as casualidades de cada processo;
  • Manter a equipe sempre motivada e treinada;
  • Acompanhar os processos de pós-venda;
  • Administrar a quantidade de imóveis disponíveis e evitar a obsolescência destes;
  • Propor um prazo médio para a realização de negociações;
  • Implementar sistemas incentivadores para seus corretores;
  • Desenvolver relatórios de desempenho e expor resultados com a reunião de todos os envolvidos;
  • Acompanhar e analisar as ações da concorrência;
  • Desenvolver melhorias em apresentação de imóveis com base em experiências coletadas;

O sucesso depende de ações corretas

Obter êxito na gestão da carteira de oportunidades vai além de definir o que será feito, mas também é essencial saber quem, como e quando será realizada cada tarefa.

Para esta fase, é essencial que os administradores saibam delegar as responsabilidades e saibam por quem cada cliente está sendo atendido e qual é o possível resultado esperado.

Outro fator importante está em criar uma cultura organizacional forte onde haja um envolvimento da equipe, capaz de gerar uma comunicação interna adequada onde gestores poderão compreender os diferentes comportamentos e escalar os profissionais adequados para realizarem funções adequadas.

Conforme os pontos aqui citados, foi possível compreender a importância em se gerenciar a carteira de oportunidades de uma empresa. Deste modo, tão importante quando a atuação do marketing na conquista de clientes, é saber administrar de maneira adequada toda a entrada de clientes com potenciais de negociação.

Por fim, vale destacar que o foco na gerência de oportunidades deve ser um processo contínuo, observando-se sempre a evolução e tendência do mercado em que se atua.

Gostou da dia? Quer saber como gerenciar sua carteira de oportunidades de maneira eficaz? Conheça o Programa de Qualidade Imobiliária!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *