Perfil do cliente x Perfil do imóvel: Dicas práticas para não errar na oferta

Para elaborar uma eficiente estratégia de vendas, um corretor precisa planejar com clareza algumas etapas deste processo, entre elas, está a definição do perfil do cliente. Para não errar na oferta do imóvel, o profissional precisa ser, além de tudo, um bom investigador.

Você pode achar complicado e até demorado, mas com certeza ganhará tempo lá na frente, otimizando o seu tempo e também o do cliente. Ninguém gosta e nem tem tempo de fazer inúmeras visitas até encontrar o imóvel certo. Por isso, identifique seu cliente em potencial e crie as estratégias assertivas para vender.

Confira aqui algumas dicas para conhecer o seu público e oferecer o produto certo.

Faça um cadastro detalhado

Elabore um cadastro completo e minucioso que contenha informações importantes sobre o perfil do cliente. Nele inclua informações como idade, profissão, perfil econômico, poder aquisitivo, número de filhos, quantidade de imóveis no seu nome, se possui financiamento imobiliário, estabilidade empregatícia, ramo de atuação, entre outros. Com informações estratégicas será possível definir um perfil aproximado do cliente. Um bom cadastro é ideal para apresentar os imóveis certos.

Crie uma relação com o cliente

Aproxime-se do cliente, converse e ouça tudo o que ele tem para dizer. Nestas conversas informais você receberá dicas valiosas que não estarão no cadastro formal. Quanto mais o cliente conversar melhor para você. Seus gostos pessoais, comportamentos, hábitos e estilo de vida podem ser fatores decisivos na escolha de um imóvel. Um imóvel para uma pessoa solteira será bem diferente de uma para uma família com filhos pequenos, por exemplo. Esses detalhes podem economizar o tempo de ambos.

E acima de tudo, faça perguntas! Não tenha receio, pois isso será uma maneira de elaborar com precisão suas estratégias. Pergunte sobre preferências de bairros, dimensões, preços e muito mais. Um corretor de imóveis precisa conhecer o cliente e isso só acontecerá se você for um bom observador, ouvinte e questionador.

Todas essas etapas serão melhor aproveitadas se você ainda tiver em mãos suporte tecnológico através de programas de qualificação. Assim ficará mais fácil identificar oportunidades e planos para aproveitá-las. Você irá encarar o mercado com mais eficiência e inteligência

Os perfis de clientes

Existem clientes com os mais variados perfis, entre eles o investidor, o que busca a primeira moradia, o que usa a casa para trabalhar, também o que pretende aumentar a família e muito mais. Conhecendo bem o que cada um procura ficará mais fácil acertar o alvo na hora de ofertar o imóvel certo.

A mulher tem grande poder de decisão na escolha de um imóvel. Esteja atento às suas necessidades e preferências para não errar.

Capacidade financeira

Uma etapa importante. Saiba a real capacidade financeira do seu cliente. Pergunte se ele pagará à vista ou será financiamento. No segundo caso, por exemplo, é fundamental que o cliente faça primeiro uma simulação no banco para definir qual será a margem disponível. Mostrar imóveis antes disso é perca de tempo.

Fotos com qualidade para se diferenciar

Faça boas fotos. Aquele velho ditado “uma imagem diz mais do que mil palavras” realmente funciona no mercado imobiliário. Muitos clientes já filtram suas escolhas ao pesquisar as fotos do imóvel pela internet. Então tenha uma boa câmera fotográfica, faça imagens de qualidade e se possível utilize alguns filtros para melhorá-las.

Conheça bem os imóveis a oferecer

Tenha amplo conhecimento sobre as ofertas de imóveis disponíveis. O ideal é que você visite todos pessoalmente em diferentes horários do dia. Para conhecer a vizinhança, nada como andar por ela de forma informal e perguntar como é a rotina para moradores e comerciantes. Questões como incidência do sol, barulhos e vizinhança interferem na escolha do cliente. Tenha essas respostas de imediato, pois isso é fundamental para o cliente saber se o corretor conhece bem o imóvel.

Com um mercado cada vez mais valorizado e competitivo, diferenciar-se é uma questão fundamental para se manter no ramo com credibilidade, qualificação e excelência. Aproveite para melhorar seus resultados e lucrar ainda mais com o Programa de Qualidade Imobiliária – PQI .

Templum Consultoria , líder em implementação da ISO 9001 no Brasil, é a primeira empresa homologada para implementar o PQI.

Ele é um ciclo de gestão evolutivo que acontece em três fases. Ao final de cada uma delas, a imobiliária passa por uma auditoria para conquistar a certificação da etapa em questão, através dos selos bronze, prata e ouro. Além disso, através da Templum, sua imobiliária também estará preparada para receber o certificado internacional de qualidade ISO9001.

Preencha o formulário aqui e um consultor entrará em contato com você.

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