Dicas práticas para reduzir a rotatividade de corretores de imóveis

Administrar uma imobiliária não é uma tarefa fácil e um de seus principais desafios é, sem dúvida, fazer a gestão de pessoas. Além de lidar com questões práticas de administração de pessoal, é preciso também saber lidar com a rotatividade, que pode ser um problema recorrente.

Nesse post traremos algumas dicas simples de serem implementadas, mas que podem ajudar muito a diminuir a rotatividade entre os corretores da sua imobiliária.

Clima Organizacional

Um dos critérios que podem ajuda-lo a reter seus corretores é, sem dúvida, o ambiente de trabalho. Ter um clima agradável e estimulante é fundamental para combater a rotatividade e manter a equipe motivada.

Confira algumas dicas para ajuda-lo nesse sentido:

  • Diálogo é fundamental. Faça com os corretores se sintam a vontade para falar com os gestores da empresa sobre todo o tipo de situação e também comunique-se com eles: dê feedback, compartilhe novidades a respeito dos negócios, mantenha-os sempre bem informados.
  • Compartilhe com sua equipe os seus planos e as metas da imobiliária. Tudo é mais fácil quando todos caminham em prol de objetivos comuns.
  • Crie um ambiente agradável, com condições e local de trabalho dignos, limpos e confortáveis.
  • Ainda que cada corretor tenha suas metas e receba comissões por seus resultados individuais, é importante que todos se sintam como um time. Por isso, estimule a convivência e a colaboração entre todos.

Reconhecimento

Para manter a sua equipe, é preciso que ela se sinta valorizada, por isso é importante investir em reconhecimento, não apenas material.

  • Dê feedback para seus colaboradores e mostre a eles o que espera deles. É importante também elogiá-los quando se destacam e atingem os objetivos propostos.
  • Além das comissões que os corretores recebem, é importante também que recebam outros tipos de benefícios, seja um salário fixo, assistência médica ou mesmo um bônus por alcance de metas. O importante é que ele saiba que seu esforço está sendo recompensado.
  • Estimule uma competição sadia entre eles e premie os corretores que mais se destacarem em um determinado mês ou trimestre. Esse prêmio pode ser financeiro, mas também pode ser algo como uma viagem ou um eletrodoméstico. Se a verba estiver baixa, você pode pensar em um jantar ou um presente simbólico, o importante é não deixar de premiar.
  • Premie também o esforço da equipe. Quando as metas forem batidas ou os resultados forem muito bons, organize um almoço ou algum evento para comemorar.

Essas dicas são apenas algumas ideias do que pode ser feito para manter sua equipe estimulada, valorizada e feliz, diminuindo as chances de seus corretores migrarem para a concorrência.

Você pode executar todas as dicas, algumas delas ou mesmo utilizá-las como inspiração para elaborar suas próprias estratégias. O importante é ter em mente que um colaborador precisa se sentir reconhecido e satisfeito com a empresa e isso vai muito além de questões financeiras apenas. Dinheiro é importante, mas não é tudo, por isso você precisa investir na satisfação pessoal da equipe também.

A diminuição da rotatividade é um dos fatores que pode melhorar a lucratividade de sua imobiliária, mas não é o único. Por isso, o SISTEMA COFECI – CRECI, elaborou um Programa de Qualidade Imobiliária e a Templum Consultoria está homologada para implementa-lo na sua empresa. Clique aqui e conheça mais sobre ele.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *