Dicas para padronizar processos comerciais em sua imobiliária

Quem atua no segmento imobiliário sabe que este mercado possui grandes concorrências, e para se destacar é preciso se diferenciar por meio de melhorias contínuas.

Mas e você, já se perguntou como anda o setor comercial de sua imobiliária? A insatisfação de clientes, falta de comunicação interna, falta de controle da equipe, perda de oportunidades em carteira de clientes são somente alguns dos problemas enfrentados por empresários que administram imobiliárias. Logo, em meio as dificuldades enfrentadas na empresa, o grande vilão pode estar na falta de padronização de processos comerciais. Veja os detalhes a seguir e saiba como buscar a padronização:

Porque padronizar processos comerciais em imobiliárias?

A padronização é uma forma de tornar o gerenciamento de rotinas mais eficiente, pois define e documenta procedimentos, estimulam uma análise crítica e busca uma melhoria contínua.

Sabe-se que as melhorias dentro do setor imobiliário devem ser constantes e neste caso, os processos devem ser mudados para serem melhorados.

Com isso, o objetivo da padronização é fazer com que as mudanças sejam compreendidas e executadas por todos os membros, para representar um crescimento real para a empresa. Mas por onde começar? Veja os detalhes a seguir:

Criando processos comerciais padronizados

Muitas imobiliárias atuam dia após dia com metodologias baseadas em experiências práticas e em muitos casos copiam estratégias de seus concorrentes afim de tentar se igualar no mercado.

Com o passar do tempo, notam que a satisfação dos clientes é cada vez menor, a rotatividade de corretores é frequente e o setor financeiro também deixa a desejar.

Deste modo, é possível observar que a maior falha para a existência destes problemas está na falta de padrão de todo o ciclo comercial. Logo, seja para quem já atua no mercado imobiliário ou para empresários que estão iniciando neste segmento, vale a pena avaliar as seguintes dicas:

Construa uma postura ativa

Ter uma postura ativa no mercado é basicamente não esperar os clientes virem até a empresa, mas sim, ir até eles e mostrar o seu produto/ serviço.

Quem atua no ramo imobiliário deve estar atento a este ponto, pois a tendência de quem espera pelos clientes, é acabar por não consegui-los e deixá-los livres para a conquista da concorrência. Deste modo, é essencial que as imobiliárias que desejam se destacar no mercado, passem a adotar posturas ativas afim de expandir suas marcas e ampliar sua carteira de clientes.

Alimente seu funil de vendas

A criação de Leads é basicamente a primeira etapa para iniciar as negociações. Nesta fase imobiliária deve criar estratégias para capturar os dados de seu público-alvo. Seja na criação de sites, blogs, desenvolvendo conteúdos ou até utilizando o marketing convencional. Com isso, é importante que a empresa venha a ter estratégias eficientes para geração de leads que posteriormente poderão se tornar clientes.

Saiba atuar em cada fase da negociação

Tão importante quanto captar os leads, é saber gerenciar as negociações conforme a necessidade de cada clientes. Para esta fase, são recomendadas as seguintes dicas:

  • Não se precipite;
  • Saiba conduzir a negociação;
  • Dê atenção a opinião do cliente e respeite seu momento de decisão;
  • Deixe sempre claras suas decisões;
  • Prepare o cliente para a próxima etapa da negociação antes de tomar qualquer iniciativa;
  • Conheça o real interesse do cliente em seu produto antes de prosseguir com qualquer negociação;
  • Conheça as condições do seu cliente. Saiba até quanto ele está disposto a pagar pela negociação.

Não perca o contato

Na maioria dos casos o cliente pode não fechar a negociação logo de primeira. Um grande erro da maioria das imobiliárias nesta fase, está em simplesmente se esquecer de contatá-lo novamente, dando-lhe a impressão de desinteresse.

Portando a dica é: Crie relacionamentos com seus clientes e demonstre interesse em ajuda-lo. Deste modo, a relação tende a se estreitar e as chances da concretização de uma negociação serão cada vez maiores

Reúna a equipe

Se reunir com a equipe que atua em cada processo de contato e negociação com clientes é fundamental para obter feedbacks. Para esta fase é interessante avaliar o que foi aplicado em cada processo e quais são resultados positivos e negativos que podem ser aproveitados e ajustados respectivamente.

Com base nas dicas citadas, foi possível compreender a importância em padronizar o processo comercial de uma imobiliária. Deste modo, além de obter atividades objetivas e organizadas, a padronização mostra-se eficiente para se avaliar os pontos negativos e positivos das negociações e ajustá-los conforme necessário.

 

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