Dicas práticas para reduzir a rotatividade de corretores de imóveis

Administrar uma imobiliária não é uma tarefa fácil e um de seus principais desafios é, sem dúvida, fazer a gestão de pessoas. Além de lidar com questões práticas de administração de pessoal, é preciso também saber lidar com a rotatividade, que pode ser um problema recorrente.

Nesse post traremos algumas dicas simples de serem implementadas, mas que podem ajudar muito a diminuir a rotatividade entre os corretores da sua imobiliária.

Clima Organizacional

Um dos critérios que podem ajuda-lo a reter seus corretores é, sem dúvida, o ambiente de trabalho. Ter um clima agradável e estimulante é fundamental para combater a rotatividade e manter a equipe motivada.

Confira algumas dicas para ajuda-lo nesse sentido:

  • Diálogo é fundamental. Faça com os corretores se sintam a vontade para falar com os gestores da empresa sobre todo o tipo de situação e também comunique-se com eles: dê feedback, compartilhe novidades a respeito dos negócios, mantenha-os sempre bem informados.
  • Compartilhe com sua equipe os seus planos e as metas da imobiliária. Tudo é mais fácil quando todos caminham em prol de objetivos comuns.
  • Crie um ambiente agradável, com condições e local de trabalho dignos, limpos e confortáveis.
  • Ainda que cada corretor tenha suas metas e receba comissões por seus resultados individuais, é importante que todos se sintam como um time. Por isso, estimule a convivência e a colaboração entre todos.

Reconhecimento

Para manter a sua equipe, é preciso que ela se sinta valorizada, por isso é importante investir em reconhecimento, não apenas material.

  • Dê feedback para seus colaboradores e mostre a eles o que espera deles. É importante também elogiá-los quando se destacam e atingem os objetivos propostos.
  • Além das comissões que os corretores recebem, é importante também que recebam outros tipos de benefícios, seja um salário fixo, assistência médica ou mesmo um bônus por alcance de metas. O importante é que ele saiba que seu esforço está sendo recompensado.
  • Estimule uma competição sadia entre eles e premie os corretores que mais se destacarem em um determinado mês ou trimestre. Esse prêmio pode ser financeiro, mas também pode ser algo como uma viagem ou um eletrodoméstico. Se a verba estiver baixa, você pode pensar em um jantar ou um presente simbólico, o importante é não deixar de premiar.
  • Premie também o esforço da equipe. Quando as metas forem batidas ou os resultados forem muito bons, organize um almoço ou algum evento para comemorar.

Essas dicas são apenas algumas ideias do que pode ser feito para manter sua equipe estimulada, valorizada e feliz, diminuindo as chances de seus corretores migrarem para a concorrência.

Você pode executar todas as dicas, algumas delas ou mesmo utilizá-las como inspiração para elaborar suas próprias estratégias. O importante é ter em mente que um colaborador precisa se sentir reconhecido e satisfeito com a empresa e isso vai muito além de questões financeiras apenas. Dinheiro é importante, mas não é tudo, por isso você precisa investir na satisfação pessoal da equipe também.

A diminuição da rotatividade é um dos fatores que pode melhorar a lucratividade de sua imobiliária, mas não é o único. Por isso, o SISTEMA COFECI – CRECI, elaborou um Programa de Qualidade Imobiliária e a Templum Consultoria está homologada para implementa-lo na sua empresa. Clique aqui e conheça mais sobre ele.

Perfil do cliente x Perfil do imóvel: Dicas práticas para não errar na oferta

Para elaborar uma eficiente estratégia de vendas, um corretor precisa planejar com clareza algumas etapas deste processo, entre elas, está a definição do perfil do cliente. Para não errar na oferta do imóvel, o profissional precisa ser, além de tudo, um bom investigador.

Você pode achar complicado e até demorado, mas com certeza ganhará tempo lá na frente, otimizando o seu tempo e também o do cliente. Ninguém gosta e nem tem tempo de fazer inúmeras visitas até encontrar o imóvel certo. Por isso, identifique seu cliente em potencial e crie as estratégias assertivas para vender.

Confira aqui algumas dicas para conhecer o seu público e oferecer o produto certo.

Faça um cadastro detalhado

Elabore um cadastro completo e minucioso que contenha informações importantes sobre o perfil do cliente. Nele inclua informações como idade, profissão, perfil econômico, poder aquisitivo, número de filhos, quantidade de imóveis no seu nome, se possui financiamento imobiliário, estabilidade empregatícia, ramo de atuação, entre outros. Com informações estratégicas será possível definir um perfil aproximado do cliente. Um bom cadastro é ideal para apresentar os imóveis certos.

Crie uma relação com o cliente

Aproxime-se do cliente, converse e ouça tudo o que ele tem para dizer. Nestas conversas informais você receberá dicas valiosas que não estarão no cadastro formal. Quanto mais o cliente conversar melhor para você. Seus gostos pessoais, comportamentos, hábitos e estilo de vida podem ser fatores decisivos na escolha de um imóvel. Um imóvel para uma pessoa solteira será bem diferente de uma para uma família com filhos pequenos, por exemplo. Esses detalhes podem economizar o tempo de ambos.

E acima de tudo, faça perguntas! Não tenha receio, pois isso será uma maneira de elaborar com precisão suas estratégias. Pergunte sobre preferências de bairros, dimensões, preços e muito mais. Um corretor de imóveis precisa conhecer o cliente e isso só acontecerá se você for um bom observador, ouvinte e questionador.

Todas essas etapas serão melhor aproveitadas se você ainda tiver em mãos suporte tecnológico através de programas de qualificação. Assim ficará mais fácil identificar oportunidades e planos para aproveitá-las. Você irá encarar o mercado com mais eficiência e inteligência

Os perfis de clientes

Existem clientes com os mais variados perfis, entre eles o investidor, o que busca a primeira moradia, o que usa a casa para trabalhar, também o que pretende aumentar a família e muito mais. Conhecendo bem o que cada um procura ficará mais fácil acertar o alvo na hora de ofertar o imóvel certo.

A mulher tem grande poder de decisão na escolha de um imóvel. Esteja atento às suas necessidades e preferências para não errar.

Capacidade financeira

Uma etapa importante. Saiba a real capacidade financeira do seu cliente. Pergunte se ele pagará à vista ou será financiamento. No segundo caso, por exemplo, é fundamental que o cliente faça primeiro uma simulação no banco para definir qual será a margem disponível. Mostrar imóveis antes disso é perca de tempo.

Fotos com qualidade para se diferenciar

Faça boas fotos. Aquele velho ditado “uma imagem diz mais do que mil palavras” realmente funciona no mercado imobiliário. Muitos clientes já filtram suas escolhas ao pesquisar as fotos do imóvel pela internet. Então tenha uma boa câmera fotográfica, faça imagens de qualidade e se possível utilize alguns filtros para melhorá-las.

Conheça bem os imóveis a oferecer

Tenha amplo conhecimento sobre as ofertas de imóveis disponíveis. O ideal é que você visite todos pessoalmente em diferentes horários do dia. Para conhecer a vizinhança, nada como andar por ela de forma informal e perguntar como é a rotina para moradores e comerciantes. Questões como incidência do sol, barulhos e vizinhança interferem na escolha do cliente. Tenha essas respostas de imediato, pois isso é fundamental para o cliente saber se o corretor conhece bem o imóvel.

Com um mercado cada vez mais valorizado e competitivo, diferenciar-se é uma questão fundamental para se manter no ramo com credibilidade, qualificação e excelência. Aproveite para melhorar seus resultados e lucrar ainda mais com o Programa de Qualidade Imobiliária – PQI .

Templum Consultoria , líder em implementação da ISO 9001 no Brasil, é a primeira empresa homologada para implementar o PQI.

Ele é um ciclo de gestão evolutivo que acontece em três fases. Ao final de cada uma delas, a imobiliária passa por uma auditoria para conquistar a certificação da etapa em questão, através dos selos bronze, prata e ouro. Além disso, através da Templum, sua imobiliária também estará preparada para receber o certificado internacional de qualidade ISO9001.

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4 grupos de indicadores para melhorar a gestão da sua imobiliária

Fazer a gestão de um negócio não é uma tarefa simples. Mais do que entender do mercado imobiliário, você precisa entender também de gestão. Cuidar dos seus recursos humanos, das finanças, das questões legais…

E além de tudo isso, ainda tem a principal preocupação que é garantir resultados positivos no final do mês. Mas para garantir um negócio que seja sustentável financeiramente você precisa focar não apenas nos custos, mas também na qualidade do seu trabalho e da sua equipe.

Indicadores Financeiros

Os indicadores financeiros são o pilar de uma boa gestão. Você precisa avaliar constantemente seus custos, sua receita e se há equilíbrio entre eles.

Antes de fazer qualquer investimento, seja em pessoal, em anúncios ou em equipamentos, é preciso avaliar o retorno que esse investimento poderá trazer de fato e ver se irá valer a pena.

Além disso, é preciso ter controle dos seus gastos para saber se eles estão de acordo com o que você arrecada e onde você pode fazer cortes caso seja necessário.

Mas o principal pronto que você deve observar é que os custos devem se manter menores que a receita para que sua imobiliária não dê prejuízo.

Indicadores Comerciais

Você precisa acompanhar sempre o número de imóveis vendidos e alugados, assim você consegue avaliar a sazonalidade do seu negócio, as oscilações do mercado e, principalmente, a produtividade de sua equipe.

Além disso, é preciso acompanhar também quantos negócios são efetivados do total de clientes em potencial atendidos. Assim, é possível saber qual o esforço é feito para cada negócio efetivado e traçar metas para melhorar seus resultados.

Indicadores de Marketing

Quanto ao marketing, vários indicadores devem ser observados, como por exemplo quais investimentos estão dando mais retorno. Além disso, é importante acompanhar junto de suas próprias ações quais ações estão sendo feitas por seus concorrentes, para garantir que sua imobiliária esteja sempre de acordo com o mercado.

Indicadores de Satisfação

Se suas finanças estão bem, suas vendas e aluguéis estão positivos e seus investimentos em marketing estão dando retorno, existe ainda mais um fator que deve ser observado, pois pode gerar problemas em médio e longo prazo: a satisfação dos seus clientes.

Esse tipo de indicador é fácil de ser levantado, bastando fazer pesquisas periódicas com seus clientes, e pode trazer informações úteis sobre o que está sendo feito de certo e errado na relação com seus clientes e prospects.

Para obter sucesso na gestão com o uso dos indicadores, é importante ter cuidado com todas as áreas (financeira, comercial, marketing e gestão de clientes) garantindo equilíbrio e bons resultados.

Também é preciso garantir que quando algum indicador estiver abaixo do desejado, sejam tomadas medidas imediatamente para resolver os problemas e não gerar impacto negativo no seu negócio.

Além disso, para que o uso dos indicadores traga benefícios para a sua gestão, é preciso que ele seja feito de maneira constante e que seja acompanhado da padronização de seus processos, garantindo que seus resultados mostrem de fato a realidade do seu negócio.

O uso de indicadores é um bom passo para a profissionalização da gestão da sua imobiliária, mas ele não é o único. implementamos um programa, desenvolvido pelo SISTEMA COFECI – CRECI, que pode ajudar e muito o seu negócio.

Conheça já nosso programa de qualidade imobiliária e veja como ele pode ajudar a melhorar seus lucros.