4 grupos de indicadores para melhorar a gestão da sua imobiliária

Fazer a gestão de um negócio não é uma tarefa simples. Mais do que entender do mercado imobiliário, você precisa entender também de gestão. Cuidar dos seus recursos humanos, das finanças, das questões legais…

E além de tudo isso, ainda tem a principal preocupação que é garantir resultados positivos no final do mês. Mas para garantir um negócio que seja sustentável financeiramente você precisa focar não apenas nos custos, mas também na qualidade do seu trabalho e da sua equipe.

Indicadores Financeiros

Os indicadores financeiros são o pilar de uma boa gestão. Você precisa avaliar constantemente seus custos, sua receita e se há equilíbrio entre eles.

Antes de fazer qualquer investimento, seja em pessoal, em anúncios ou em equipamentos, é preciso avaliar o retorno que esse investimento poderá trazer de fato e ver se irá valer a pena.

Além disso, é preciso ter controle dos seus gastos para saber se eles estão de acordo com o que você arrecada e onde você pode fazer cortes caso seja necessário.

Mas o principal pronto que você deve observar é que os custos devem se manter menores que a receita para que sua imobiliária não dê prejuízo.

Indicadores Comerciais

Você precisa acompanhar sempre o número de imóveis vendidos e alugados, assim você consegue avaliar a sazonalidade do seu negócio, as oscilações do mercado e, principalmente, a produtividade de sua equipe.

Além disso, é preciso acompanhar também quantos negócios são efetivados do total de clientes em potencial atendidos. Assim, é possível saber qual o esforço é feito para cada negócio efetivado e traçar metas para melhorar seus resultados.

Indicadores de Marketing

Quanto ao marketing, vários indicadores devem ser observados, como por exemplo quais investimentos estão dando mais retorno. Além disso, é importante acompanhar junto de suas próprias ações quais ações estão sendo feitas por seus concorrentes, para garantir que sua imobiliária esteja sempre de acordo com o mercado.

Indicadores de Satisfação

Se suas finanças estão bem, suas vendas e aluguéis estão positivos e seus investimentos em marketing estão dando retorno, existe ainda mais um fator que deve ser observado, pois pode gerar problemas em médio e longo prazo: a satisfação dos seus clientes.

Esse tipo de indicador é fácil de ser levantado, bastando fazer pesquisas periódicas com seus clientes, e pode trazer informações úteis sobre o que está sendo feito de certo e errado na relação com seus clientes e prospects.

Para obter sucesso na gestão com o uso dos indicadores, é importante ter cuidado com todas as áreas (financeira, comercial, marketing e gestão de clientes) garantindo equilíbrio e bons resultados.

Também é preciso garantir que quando algum indicador estiver abaixo do desejado, sejam tomadas medidas imediatamente para resolver os problemas e não gerar impacto negativo no seu negócio.

Além disso, para que o uso dos indicadores traga benefícios para a sua gestão, é preciso que ele seja feito de maneira constante e que seja acompanhado da padronização de seus processos, garantindo que seus resultados mostrem de fato a realidade do seu negócio.

O uso de indicadores é um bom passo para a profissionalização da gestão da sua imobiliária, mas ele não é o único. implementamos um programa, desenvolvido pelo SISTEMA COFECI – CRECI, que pode ajudar e muito o seu negócio.

Conheça já nosso programa de qualidade imobiliária e veja como ele pode ajudar a melhorar seus lucros.

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